HISTÓRICO

A ideia da criação deste projeto surgiu quando gestores carnavalescos lamentavam a ausência de um evento que exaltasse a importância dos profissionais de carnaval sem distinção ou hierarquia, observando que as poucas iniciativas existentes não atendiam as necessidades e expectativas  deste público diversificado e criativo.

Esta iniciativa foi amadurecida e com o apoio de outros admiradores que abraçaram este propósito ficou decidido realizar um evento que reunisse artífices e profissionais ligados à cultura do carnaval carioca homenageando a cada ano, os que melhor se destacassem em suas funções específicas.

No decorrer das edições do prêmio, foram criados laços e relações profissionais, e dada a oportunidade destes trabalhadores serem reconhecidos publicamente, visto que, a maioria vive no anonimato, dificultando o crescimento profissional por falta de oportunidades para novos desafios.

O PRÊMIO PLUMAS & PAETÊS não é simplesmente a realização de um evento de premiação, mas sim, um processo de reconhecimento, valorização e conscientização, a fim de estimular a reflexão de todos os profissionais envolvidos na economia criativa do carnaval, a buscarem melhores oportunidades e credibilidade no fazer artístico, junto ao mercado cultural. Estas ações contribuirão para transformar atitudes em salva guarda do nosso patrimônio imaterial, reproduzindo respeito e dignidade para todos.

OBJETIVOS

- Homenagear os artífices e profissionais que atuam nos bastidores do Carnaval Carioca, através de premiação anual, que sempre será temática, com o troféu reverenciando um grande nome do cenário cultural brasileiro.

- Incentivar a aproximação entre as pessoas que compõem este universo, multiplicando o entendimento sobre a importância que cada um tem na economia, na cultura e no desenvolvimento social do nosso estado.

- Formar maiores laços profissionais entre todos os envolvidos na indústria criativa do carnaval, potencializando-os na cadeia produtiva formal de um dos nossos grandes patrimônios.

- Realizar um grande evento para que os profissionais que se destacam a cada ano em suas funções, possam ter estimulo, visibilidade e melhores oportunidades de inserção ao mercado de trabalho, como já acontece em outras áreas ligadas às atividades culturais

PERSONALIDADE HOMENAGEADA

A cada ano, a coordenação do prêmio escolhe uma grande personalidade do universo cultural e artístico brasileiro, para ser homenageada através da escultura do troféu e como tema do show de abertura.

CATEGORIAS PREMIADAS

Aderecista, Artesão, Carnavalesco, Carpinteiro, Compositor, Coreógrafo, Costureira, Desenhista, Destaque Performático, Destaque de Luxo Masculino e Feminino, Diretor de Carnaval, Diretor de Harmonia, Escultor, Eletricista, Ferreiro, Figurinista, Gestor de Ateliê, Iluminador, Maquiador Artístico, Pesquisador e Pintor.

Prêmios Especiais: Jornalista/Colunista, Fotógrafo, Divulgador, Revelação do Carnaval, Personalidade do carnaval – “Eu Sou o Samba”, e Gestor de Mídia – “Site de carnaval.